Terapia de casal

Algumas questões comuns que levam os casais à terapia incluem a intimidade sexual, desafios parentais depois de terem filhos, problemas financeiros, ciúmes e infidelidade. Agendar

A terapia de casal é um processo terapêutico que tem como foco o casal e as suas dinâmicas.

O que é?

A terapia de casal e a psicologia são temas atualmente muito discutidos. No entanto, continuam a existir muitas questões práticas sobre o que é efetivamente a terapia de casal e quando é recomendada.

A terapia de casal é um processo terapêutico que se centra no casal e nas suas dinâmicas, especificidades e problemas. O psicólogo actua como um mediador entre o casal, alargando o diálogo e a perspetiva de cada um.

Como funciona a terapia de casal?

Relativamente ao funcionamento da terapia de casal, a abordagem pode variar consoante a escola terapêutica. Ainda assim, as recomendações científicas em termos de eficácia terapêutica sugerem a realização de sessões conjuntas (com ambos os membros do casal) e a possibilidade de sessões individuais com cada membro do casal separadamente (normalmente no início do processo).

Numa primeira fase, o casal deve escolher uma data para marcar a primeira sessão. Esta data deve ser discutida e deve ser encontrada uma solução que seja conveniente para o casal. Na primeira sessão, com a duração de 5o minutos, o psicólogo fará uma avaliação dos problemas e procurará compreender a dinâmica de funcionamento da relação. Serão também avaliadas as expectativas de cada um dos membros do casal.

Naturalmente, isto é gerido de acordo com o caso específico em questão e as necessidades concretas. A duração do processo de intervenção também varia e depende de vários factores, uma vez que cada casal tem o seu próprio ritmo e questões particulares. Em todo o caso, a questão da duração do processo é sempre abordada e discutida entre o terapeuta e o casal. Não só no início, mas ao longo de todo o processo.

O objetivo, no entanto, será o de compreender a dinâmica do casal e o seu funcionamento nos vários aspectos da vida quotidiana e encontrar estratégias para melhorar os vários problemas previamente identificados e promover o bem-estar nas relações. Cada caso é único, pelo que é normal que existam abordagens diferentes consoante a avaliação do profissional.

Quando procurar?

Quando procurar a terapia de casal?

Algumas questões comuns que levam o casal a procurar ajuda são dificuldades ao nível da sexualidade, nascimento e educação dos filhos, questões financeiras, ciúme e infidelidade, diferenças a nível de planos e objetivos, doença física ou mental de algum dos elementos, entre outras.

A terapia de casal também pode ser importante quando: há conflitos e questões de discórdia entre o casal que não estão a ser geridas da melhor forma; a comunicação precisa de melhorias; o casal procura mudanças que não sabe como implementar, seja a que nível for.

Também pode ser necessária uma intervenção, quando o casal sente que não está a atingir todo o seu potencial. As coisas não precisam de estar necessariamente más para se procurar ajuda.

Muitas das vezes, um olhar de fora e uma perspetiva profissional podem ajudar o casal a atingir um patamar mais maduro na sua relação.

terapia de casal

Vantagens

12 Vantagens da terapia de casal:

 

  • Melhorar a comunicação, alterando os padrões de interação saturados e adoptando um estilo de comunicação mais eficaz;
  • Melhorar a expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, expectativas de uma forma segura e sem constrangimentos, fortalecendo a relação;
  • Ajudar a identificar soluções conjuntas para os problemas da relação;
  • Ajustar crenças e valores díspares que possam causar conflitos;
  • Promover o diálogo aberto e a transparência relativamente às finanças e a outros assuntos;
  • Promover o equilíbrio entre a esfera conjugal da relação e as esferas individuais, com respeito pelo espaço privado de cada um;
  • Minimizar o sofrimento causado por mudanças ou acontecimentos difíceis da vida, como a infertilidade, o nascimento de um filho ou a perda de um ente querido;
  • Definir estratégias para uma relação sexual saudável e satisfatória;
  • Desenvolver formas mais eficazes de resolver e gerir conflitos;
  • Reforçar a ligação, o apego e a intimidade no seio da relação;
  • Eliminar os comportamentos disfuncionais entre os parceiros;
  • Melhorar a satisfação geral da relação.

Mitos sobre a terapia de casal

Mitos sobra a terapia de casal:

A terapia para casais não deve ser o último recurso quando os problemas se tornam graves e não parecem ser possíveis outras soluções. Procurar ajuda mais cedo, quando os problemas começam a surgir, mas a vontade de os resolver continua forte e a base da relação ainda é sólida (sentimento e compromisso), pode ser mais eficaz.

Acreditar que os problemas devem ser resolvidos sozinhos pode impedir a procura dos benefícios da terapia. Tal como as questões individuais que requerem assistência profissional, as relações têm limites e um psicólogo medeia de forma produtiva sem interferência. A formação do terapeuta permite centra-se na relação, sem favorecer nenhum dos parceiros, para analisar comportamentos que prejudicam a ligação e facilitar a comunicação ou a “reforma” no sentido de uma maior satisfação.

A terapia familiar e de casal também não precisa de ser um compromisso de longo prazo ou dispendioso. Na Mindpoint oferecemos sessões de 50 minutos e pacotes com um número limitado de sessões. Desta forma, os casais podem trabalhar questões específicas de forma eficiente. Além disso, muitos planos de saúde cobrem parcialmente os custos da terapia.

Terapia de Casal: Reconstruir a Confiança e a Intimidade

Porquê a Mindpoint?

Na Mindpoint, o nosso objetivo é ajudar a resolver problemas nas relações. Temos uma equipa dedicada que tem ajudado com sucesso muitos casais que procuram a nossa ajuda. Cada vez mais, este tipo de intervenção está a revelar-se necessário.

Resumindo, a terapia de casal pode ser uma ajuda preciosa. Quanto mais cedo se procurar ajuda, mais provável é que as questões possam ser resolvidas, evitando que os problemas se agravem e cheguem a um ponto sem retorno. Os nossos terapeutas têm formação específica em terapia de casal e promovem uma comunicação aberta e ajudam os casais a reforçar a sua ligação emocional. Não hesite em contactar-nos para uma consulta, ou conheça a nossa plataforma de marcações para ficar a par de todos os horários disponíveis.

Note também qua a terapia de casal online pode ser uma opção para casais ocupados. Com as tarefas do dia-a-dia, por vezes, é difícial o casal estar junto a determinada hora do dia para fazer terapia. Esta solução permite também a comunicação entgre casais que mantenham uma relação à distância, ou estejam em países diferentes.

a woman sitting in front of a window