O que é?

Atualmente já ouvimos falar mais de terapia de casal e psicologia. No entanto, permanecem muitas dúvidas práticas sobre o que é de facto a terapia de casal e para que é indicada.

A terapia de casal é um processo terapêutico que tem como foco o casal e as suas dinâmicas, especificidades e problemáticas. O/a psicólogo/a atua como mediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de cada um.

Como funciona a terapia de casal?

No que diz respeito ao modo de funcionamento da terapia de casal, este pode ser variável mediante as abordagens. Ainda assim, as recomendações científicas em termos de eficácia terapêutica sugerem que devem existir sessões conjuntas (com os dois elementos do casal) e possibilidade para sessões individuais com cada um dos elementos do casal separadamente.

Num primeiro momento, o casal deve escolher uma data para a marcação da primeira sessão. Esta data deve ser discutida e deve ser encontrada uma solução que seja conveniente para o casal. Na primeira sessão a(o) psicóloga(o) irá fazer uma avaliação dos problemas e procurar perceber as dinâmicas de funcionamento da relação. Também serão avaliadas as expectativas de cada elemento do casal

Obviamente isto é gerido conforme o caso específico em questão e as necessidades concretas. A duração do processo de intervenção também é variável e depende de vários fatores, já que cada casal tem o seu ritmo e as suas questões particulares. De qualquer forma, a questão da duração do processo é sempre abordada e falada entre terapeuta e casal. Não só no início, mas ao longo do processo.

O objetivo, no entanto, passará por perceber a dinâmica do casal e o seu funcionamento nos vários aspetos do dia a dia e encontrar estratégias para melhorar os vários problemas identificados anteriormente. Cada caso é um caso, por isso é normal que hajam diferentes abordagens, consoante a avaliação da(o) profissional.

Quando procurar?

Algumas questões comuns que levam o casal a procurar ajuda são dificuldades ao nível da sexualidade, nascimento e educação dos filhos, questões financeiras, ciúme e infidelidade, diferenças a nível de planos e objetivos, doença física ou mental de algum dos elementos, entre outras.

A terapia de casal também pode ser importante quando: há conflitos e questões de discórdia entre o casal que não estão a ser geridas da melhor forma; a comunicação precisa de melhorias; o casal procura mudanças que não sabe como implementar, seja a que nível for.

Também pode ser necessária uma intervenção, quando o casal sente que não está a atingir todo o seu potencial. As coisas não precisam de estar más para se procurar ajuda.

Muitas das vezes, um olhar de fora e uma perspetiva profissional podem ajudar o casal a atingir um patamar mais maduro na sua relação.

terapia de casal

Vantagens

Quais as vantagens da marcação de uma sessão de terapia de casal?

– Melhorar a comunicação, alterando as interações cíclicas e saturadas e passando a adotar uma comunicação mais eficaz;

– Potenciar a expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, expectativas, de uma forma segura e livre, o que por sua vez potencia o fortalecimento da relação;

– Ajudar a encontrar soluções conjuntas para os problemas identificados no casal;

– Ajustar crenças e valores díspares e que possam entrar em conflito;

– Promover o diálogo aberto e a transparência em relação a questões como dinheiro e gestão financeira, por exemplo;

– Promover o equilíbrio a nível da coexistência da esfera conjugal (do casal) e a esfera individual (respeito pelo espaço individual de cada um);

– Minimizar o sofrimento introduzido por mudanças de vida e eventos de vida difíceis ou desafiantes (por exemplo, dificuldade em ter filhos, nascimento de um filho, perda de um ente-querido…);

– Delinear estratégias favoráveis a uma sexualidade saudável e satisfatória para ambos;

– Fomentar a capacidade de resolver e gerir conflitos de uma forma mais eficaz;

– Fortalecer o vínculo afetivo, a ligação e a intimidade do casal;

– Eliminar comportamentos disfuncionais que possam existir entre o casal;

– Melhorar, de forma global, a satisfação no relacionamento.

Mitos sobre a terapia de casal

– A terapia não deve ser uma solução de último recurso, quando as coisas já estão tão mal que “não há outra solução possível”. Os casais devem procurar ajuda quando começam a notar a presença de problemas, mas ainda têm a vontade de os resolver, e quando a base da relação ainda está presente e sólida (o sentimento e o compromisso com a relação);

– Nem sempre a terapia de casal tem de ter por objetivo manter o casal junto – muitas vezes o casal pode chegar à conclusão de que o melhor é a separação, e a terapia pode ajudar a lidar com esse processo também;

– A crença de que “o casal tem de resolver os problemas sozinho” é muitas vezes um entrave para que se possa recorrer à terapia de casal. É importante pensar que o terapeuta não é um elemento que se vai intrometer no casal e nos seus problemas, mas sim um mediador. Tal como individualmente podemos precisar de ajuda profissional para gerir determinadas questões, também o casal enquanto sistema pode não ter todas as ferramentas para gerir todos os desafios. Isso é perfeitamente normal;

– É fundamental perceber que o terapeuta de casal tem uma preparação específica para a terapia de casal. O seu foco não é um ou outro membro do casal, mas sim a relação. Esse será o seu foco, sem estabelecer juízos de valor ou “preferências”. O terapeuta funciona como uma espécie de analista dos comportamentos que prejudicam a relação. Um mediador para facilitar a comunicação ou uma espécie de arquiteto que auxilia na “reforma” do relacionamento, com vista a uma maior satisfação no mesmo.

inteligência emocional

Porquê a Mindpoint?

Na Mindpoint ajudamos a enfrentar os problemas da sua relação. Contamos com uma equipa diferenciada que tem tido muito sucesso com casais que nos procuram e sentimos que cada vez mais este tipo de intervenção é necessário.

Em suma, a terapia de casal pode ser uma ajuda valiosa. Lembre-se que quanto mais cedo procurar ajuda, mais provável é que as questões se resolvam, prevenindo-se o agravamento dos problemas, muitas vezes a um ponto sem retorno!

Terapia de Casal: Consulta de Psicologia e acompanhamento